
Como Ajustar a Pressão de uma Torneira de Água
Uma torneira com um problema de pressão de água pode ser uma grande dor de cabeça. Se a pressão estiver muito baixa, a torneira pode levar tempo demais para fazer o que se espera. Caso contrário, se a pressão estiver muito alta, você pode ficar preocupado em estar desperdiçando tanto água quanto dinheiro. Felizmente, há alguns passos simples para se aprender a ajustar a pressão da água sem ter um conhecimento prévio em encanamento.
PASSOS
1 – Faça um diagnóstico do problema.
A pressão está muito alta ou muito baixa? Se estiver baixa demais, é possível que o arejador esteja entupido. Um arejador é um dispositivo que se encaixa na extremidade da torneira e restringe o fluxo de água através da mistura com ar. Se a pressão estiver muito alta, é possível que a torneira nem esteja conectada a um arejador.
2 – Verifique as válvulas de fornecimento.
Muitas pias possuem duas válvulas de alimentação – 1 para água quente e 1 para fria. Essa válvulas estarão sob a pia, e são usadas para desligar o fornecimento de água caso reparos sejam necessários. Certifique-se que ambas estejam completamente abertas. Se não estiverem, a pressão da água estará abaixo do esperado.
• Não use essas válvulas para ajustar a pressão de água deixando-as parcialmente fechadas. Elas são projetadas para trabalharem em 2 posições – completamente fechadas ou completamente abertas. Essa não é a maneira adequada de resolver o problema.
3 – Remova o arejador.
Se a pressão estiver muito baixa, ele pode estar entupido. Sua remoção é bem direta, mas nem sempre fácil.
• Tente remover o arejador com um alicate. Para isso, agarre a peça com o alicate e gire. Você pode envolver um pano em torno da ferramenta antes para que ela não escorrege no metal e arranhe a peça.
• Se você não puder remover o arejador com o alicate, tente mergulhá-lo em vinagre. Despeje um pouco de vinagre em um saco e use elásticos para amarrá-lo na torneira. Deixe de molho por algumas horas – isso soltará detritos e a corrosão que podem estar fazendo com que o arejador fique preso.
• Se o vinagre não funcionar, você pode borrifar o arejador completamente com WD-40, e então usar o alicate novamente para tentar removê-lo. Certifique-se de abrir uma janela para dispersar os vapores do produto.
4 – Deixe o arejador de molho em vinagre.
Depois de removê-lo, examine-o para ver se há sinais de entupimento. Você notará que ele possui vários buracos pequenos (pelos quais a água passa), e esses buracos tendem a se entupir com o tempo com sedimentos e depósitos minerais. Dê uma enxaguada rápida na peça e então coloque-a em um prato de vinagre durante a noite (qualquer tipo serve).
5 – Rosqueie o arejador de volta.
Depois de ficar de molho, enxágue a peça e reinstale-a no local. Teste a pressão de água. Ela deve ser suave e uniforme.
• Se a pressão de água for muito alta, veja se você possui um arejador. Sem essa peça, o volume gasto pelas torneiras será enorme. Para fazer essa verificação, olhe para a extremidade da torneira. Se você puder ver uma tela de metal fina, o arejador está instalado.
6 – Verifique o vazão do arejador.
A maioria deles terá essa informação impressa na lateral em litros por minuto. No Brasil, encontram-se arejadores que liberam em média 8,3 litros de água por minuto – isso deve ser o suficiente, se a peça estiver funcionando propriamente. Se você desejar uma pressão menor, pode comprar um arejador de baixo fluxo em uma loja de material de construção. Desenrosque a peça velha e instale a nova.
DICAS
Se o problema da pressão de água afetar toda a casa, você pode ter de ajustar o regulador de pressão principal. Ele é um acessório com forma de sino localizado perto do medidor de água. Estude cuidadosamente o seu funcionamento antes de ajustá-lo – um ajuste mal feito pode provocar vazamentos, transbordamento de sanitários, etc.
AVISOS
Em alguns lugares, pode ser ilegal ter torneiras sem arejadores.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
Alicate;
Pano;
Vinagre;
Saco plástico;
Elásticos;
WD-40 (opcional);
Prato pequeno.
Fonte: wikiHow